top of page

ESPECIAL : As melhores músicas desperdiçadas por Beyoncé


Sabemos que Beyoncé tem um repertório de músicas bem conhecidas, uma lista de faixas que rodaram o mundo e tocaram em várias rádios, temos Crazy in Love, Irreplaceable, Single Ladies, Run The World (Girls), Drunk in Love e muitas outras músicas bem famosas. Mas e as músicas presentes em seus álbuns que também tinham potencial para estourar e ela não lançou oficialmente ? Nós vamos relembrar nesta matéria as melhores músicas dos álbuns da Beyoncé que foram desperdiçadas, ou seja, aquelas que tinham potencial mas não foram aproveitadas.

DANGEROUSLY IN LOVE

Be With You | Speechless | Dangerously in love

"Be With You" é uma composição de Beyoncé com sua prima Angela Beyincé, o produtor de Crazy in Love - Rich Harrison - e mais três compositores, a produção também é de Beyoncé com Rich. A música é de total raiz R&B e tinha grandes chances de dominar as paradas R&B da Billboard se tivesse sido lançada como single, a melodia e a sinceridade na voz de Beyoncé são pontos fortes que tornam a canção uma das melhores canções do álbum, um verdadeiro desperdicio. Beyoncé não lançou um videoclipe para "Be With You" mas ela apresentou a canção algumas vezes ao vivo, como no DVD Live at Wembley, na turnê conjunta com Alicia Keys e Missy Elliot - a The Verizon First Ladies Tour - e em alguns programas de TV.

"Speechless" foi composta também por Beyoncé em parceria com Angela e mais dois compositores, a produção é de Beyoncé com Fanatic e Barnes. A música segue a linha de "Be With You" com sonoridade bem R&B e é uma verdadeira viagem quando se escuta a canção, os suspiros de Beyoncé, os falsetes e a sensualidade na voz da diva fazem com que quem ouça se apaixone de primeira. "Speechless" tinha tudo pra pegar pelo menos um Top 10 nas paradas R&B e até mesmo na Billboard Hot 100 mas ela foi simplesmente ignorada e deixada de lado, um triste acontecimento. Beyoncé também não lançou videoclipe para "Speechless" mas apresentou a canção no DVD Live at Wembley e no The Beyoncé Experience Live, ela também fez um medley da música com "1+1" em um dos shows da The Mrs. Carter Show World Tour em 2013.

"Dangerously in Love" é uma das baladas preferidas dos fãs de toda a carreira de Beyoncé, a música nunca foi lançada oficialmente como single, só foi enviada para algumas rádios no EUA e mesmo assim ela chegou a posição #57 na Billboard Hot 100 e #17 na Hot R&B/Hip Hop Songs, se sem ser lançada a música conseguiu essas posições imaginem se tivesse sido lançada oficialmente, os poderosos vocais de Beyoncé na canção tinham tudo pra dar a ela mais um grande hit na carreira mas não foi o que aconteceu. "Dangerously in Love" é uma composição de Beyoncé e Errol McCalla, e a produção também foi feita pelos dois, a música não teve tanto destaque como os singles oficias do álbum mas mesmo assim Beyoncé venceu um Grammy de "Melhor Performance R&B Femiina" com a canção em 2004. "Dangerously in Love" não tem um clipe oficial mas foi algumas vezes apresentada ao vivo, entre elas estão os DVDs Live at Wembley e The Beyoncé Experience Live, a música também foi apresentada algumas vezes durante a turnê I Am... Tour em 2009 mas não entrou no DVD da turnê. O Grammy Awards 2004 e alguns programas de TV também receberam apresentações da música.

B'DAY

Resentment | World Wide Woman

"Resentment" é uma regravação de 2004 feita por Beyoncé em 2006 para seu álbum B'Day, original da cantora e agora modelo Victoria Beckham (ex-Spice Girl). A música foi escrita e produzida originalmente por W. Millsap III, Candice Nelson e Curtis Mayfield, mas Beyoncé fez algumas mudanças tanto na letra da canção quanto na produção, sendo creditada em sua versão. A balada super emocional tinha grandes chances de alcançar grandes posições nos charts mundiais e até mesmo de receber um Grammy pela maravilhosa performance vocal de Beyoncé, isso se tivesse sido lançada como single, o que não aconteceu e a música acabou ficando bem apagada dentre todas as outras dançantes canções lançadas (exceto "Irreplaceable"). "Resentment" não ganhou um videoclipe e Beyoncé apresentou a canção poucas vezes ao vivo, como no DVD I Am... Yours Live at Wynn Las Vegas, no DVD Live in Atlantic City , em 2013 em alguns shows da The Mrs. Carter Show World Tour e na On The Run Tour, ano passado.

"World Wide Woman" é uma daquelas músicas que poucos fãs conhecem, mesmo ela estando na versão deluxe do B'Day. Composição de Beyoncé com sua prima Angela Beyincé, Sean Garrett e mais três outros compositores, e produção de Darkchild, a música não tinha potencial para estourar no mundo e ser uma das músicas mais conhecidas da Beyoncé, mas o R&B apresentado nessa canção deveria ter sido mais explorado e exposto pela própria, com certeza chegaria ao Top 10 das paradas R&B da Billboard com uma boa divulgação e um belo videoclipe ao estilo "Irreplaceable", coisa que não aconteceu, a música foi realmente esquecida, não teve apresentação, nem clipe, nem nada, ela apenas foi colocada no álbum. INSUPERÁVEL!

I AM... SASHA FIERCE

Dissapear | Save The Hero | Hello | Scared of Lonely

"Dissapear" é uma das baladas preferidas dos fãs de todo o repertório de Beyoncé, a música é uma co-composição e produção da cantora com Amanda Ghost e outros três compositores e produtores. A canção mostra um perfeito entrosamento entre a voz de Beyoncé e a melodia, e mesmo sendo por muitos considerada uma canção pop, ela contém bastantes elementos do R&B, que são marcas registradas da Beyoncé. No I Am... Sasha Fierce, Beyoncé fez as melhores escolhas para lançar singles, e talvez tenha acertado em não lançar "Dissapear", por não ser tão comercial, mas mesmo assim, pelo menos um videoclipe ou uma apresentação ao vivo essa música merecia, mas não aconteceu.

"Save The Hero" só foi lançada na versão platinum do I Am... Sasha Fierce em 2009, mas a canção já podia ser ouvida por quem comprasse o álbum na versão deluxe digitalmente quando foi lançado, ela vinha como faixa bônus digital. Muitos fãs se perguntam até hoje por que a canção não entrou na tracklist oficial do álbum, por acharem uma das melhores músicas de toda a carreira da Beyoncé, e nós precisamos concordar. Composição e produção de Beyoncé e Rico Love, "Save The Hero" tem uma capacidade incrivel de passar uma verdadeira emoção e de te levar para um outro universo, um universo onde Beyoncé salva o mundo e espera ser salva. Sendo tão profunda liricamente, vocalmente e melodicamente, seria bem interessante se Beyoncé tivesse a lançada como single (nem que fosse promocional), talvez ela não tivesse um bom desempenho nas paradas, mas ela com certeza ficaria marcada na carreira da cantora, conhecida por pessoas que não a acompanham como fã, e um videoclipe seria uma verdadeira obra prima.

"Hello", essa é a música! Vocais maravilhosos, letra maravilhsa, melodia maravilhosa, tudo maravilhoso. Se desperdicio pudesse mudar de nome, mudariamos para "Hello", é incrivel como essa música cativa qualquer um na primeira vez que se ouve, a voz da Beyoncé parece que ganha poder nessa música e te transmite um sentimento bem profundo. Mesmo sendo uma das melhores músicas de sua carreira, a música não foi lançada como single, e poderia ter alcançado o Top 10 das paradas com certeza, e um Grammy já era garantido. A música também não recebeu um videoclipe mas foi apresentada na turnê I Am... World Tour e no DVD I Am... Yours Live at wynn Las Vegas.

"Scared of Lonely" é mais uma música da série 'os fãs amam mas ela não foi lançada como single'. A canção bem sentimental realmente te deixa com medo da solidão, essa é uma das vantagens de Beyoncé, ela te passa realidade enquanto canta as músicas, e isso fica bem explicito em "Scared of Lonely" que é co-composição de Beyoncé com a irmã Solange Knowles e outros quatro compositores. A música talvez não tivesse um bom desempenho nas paradas musicais, se tivesse sido lançada como single, mas entre os fãs ela com certeza seria um grande sucesso. Sem videoclipe, a música foi apresentada no DVD I Am... Yours Live at wynn Las Vegas e algumas vezes na turnê I Am... World Tour.

4

I Care | Start Over | Schoolin' Life | Dance For You

"I Care" é sem dúvidas uma das canções da Beyoncé com o melhor alcance vocal de sua carreira, a perfeição na voz de Beyoncé é o que torna a canção uma verdadeira obra prima. A música é composição da própria Beyoncé em parceria com Chad Hugo e Jeff Bhasker, que também foi o produtor da canção com a diva. Dentre tantas músicas incríveis no "4", "I Care" é sem dúvidas um dos maiores disperdicios de toda a carreira dela, tinha realmente potencial para altas posições nas paradas mundiais, e mesmo que não chegasse ao topo, ficaria marcado na carreira da artista com um fortissimo videoclipe e uma boa divulgação. O clipe não roulou, mas a música foi apresentada nos DVDs Live in Atlantic City, Live at Roseland e durante a turnê The Mrs. Carter Show.

Composição de Beyoncé com Shea Taylor e Ester Dean, famosa por compor hits para grandes artistas como Rihanna e Nicki Minaj, "Start Over" poderia ter sido um dos maiores trunfos de Beyoncé para o "4", uma das poucas canções do álbum com grande influência pop, deveria ter sido trabalhada como single para as rádios mainstream, e mesmo que não chegasse ao Top 10 da Billboard Hot 100, seria um grande hit na carreira de Beyoncé assim como foi "Run The World (Girls)" que só chegou a posição #29 e mesmo assim é um dos maiores hits da carreira da cantora. A letra de "Start Over" tinha tudo para repetir o feito de Beyoncé em 2007 com "Irreplaceable" e quem sabe estourar no mundo, acompanhado de vocais impecavéis e uma melodia grudenta, a música sem dúvidas teria se saído bem nas rádios mundiais mas ela foi realmente a música mais esquecida do álbum, sem clipe, sem apresentação, sem nada. Durante o DVD Live at Roseland, Beyoncé apresentou todas as músicas da versão standard do "4", exceto ? Sim, "Star Over", a única música do álbum que não foi apresentada, um verdadeiro desperdicio, uma pena.

Até hoje é dificil acreditar que Beyoncé não lançou "Schoolin' Life" como single do "4", a música seria pelo menos #1 na Hot Dance Clubs da Billboard, uma verdadeira música dançante com elementos da disco music dos anos 80/90 , que te leva em uma viagem pelo tempo (literalmente). A música é composição de Beyoncé em parceria com The Dream, Shea Taylor e Carlos McKinney, enquanto a produção é da cantora também com The Dream e Los Da Mystro. "Schoolin' Life" não ganhou um videoclipe mas ganhou uma apresentação maravilhosa com direito a sincronia de Beyoncé e as dançarinas com o telão no DVD Live in Atlantic City, e também na turnê The Mrs. Carter Show.

"Dance For You" é considerada uma das canções mais sensuais de toda a carreira de Beyoncé, mesmo não sendo lançada como single oficial, a canção felizmente ganhou um videoclipe super sexy e ainda chegou a alcançar a posição #78 na Billboard Hot 100 e #7 na Hot R&B/Hip Hop Songs, imagina se tivesse sido lançada oficialmente ? Seria um verdadeiro sucesso urban das rádios americanas, mas a música também foi desperdiçada, não ganhou nenhuma apresentação de divulgação e foi apenas incluída no DVD Live in Atlantic City (a canção também foi apresenta unicamente no primeiro show da The Mrs. Carter Show World Tour, na Sérvia).

BEYONCÉ

No Angel | Mine | Standing On The Sun

O álbum "BEYONCÉ" é aquele álbum que você não consegue gostar de apenas uma música, no meu caso a cada momento eu tenho uma preferida e a do momento é "No Angel", uma composição de Beyoncé com James Fauntleroy e Caroline Polachek, a música é um verdadeiro hino urban, os sussuros de Beyoncé deixam qualquer um em ecstase com a performance vocal da artista, que é invejavél. O controle vocal apresentado na música renderia facilmente um #1 na Billboard Hot R&B/Hip Hop Songs, enquanto você é envolvido pela melodia da canção, a letra te faz refletir sobre os defeitos de cada parceiro em um relacionamento, sabemos que ninguém é um anjo. "No Angel" ganhou videoclipe, assim como todas as músicas do álbum, mas infelizmente não ganhou uma performance completa, apenas um pouco mais de 30 segundos da música foi apresentada na performance de Beyoncé no MTV VMA 2014.

Beyoncé tem uma lista maravilhosa de baladas em sua carreira, mas nenhuma delas é sequer parecida com "Mine", uma parceria com o rapper Drake que deveria ter sido realmente aproveitada e lançada como single. A letra, melodia, vocal e tudo na canção a transformam numa obra prima, um verdadeiro trabalho artistico, a música sem nunca ser lançada como single alcançou a posição #25 na Billboard Hot R&B/Hip Hop Songs e #85 na Billboard Hot 100, além de #7 na UK R&B Singles Chart. "Mine" é composição de Beyoncé com Drake e mais 3 compositores, a música se tivesse sido lançada poderia ser indicada em várias categorias do Grammy Awards, quem sabe até "Gravação do Ano" e "Canção do Ano". Ela só foi apresentada pouco mais de 2 minutos no MTV VMA 2014, e não ganhou nenhuma outra performance.

"Standing On The Sun", chegamos ao fim da nossa lista com ela, que deveríamos considerar o maior desperdicio de toda a carreira de Beyoncé, isso por que, as outras músicas pelo menos entraram nos álbuns e algumas até ganharam videoclipes, mas essa ? Não! Apesar de estar na versão platinum do "BEYONCÉ" em uma versão remix (que particularmente eu não gosto), com uma sonoridade totalmente diferente de tudo que Beyoncé já havia feito, versão normal da música seria um hit de verão, isso é claro. Uma composição de Sia com Greg Kurstin, Beyoncé, Detail e outros 3 compositores, "Standing On The Sun" levou os fãs a loucura quando foi ouvida pela primeira vez no comercial da H&M em 2013, sendo realmente aclamada por todos eles. A música não ganhou um videoclipe mas ganhou uma única performance na The Mrs. Carter Show World Tour, na Bélgica, foi um presente de Beyoncé para os fãs de lá, pois ela havia cancelado um show da turnê lá e teve de remarcar.

E aí, tem alguma música que você acha que deveria estar na nossa lista ? Que você considera um grande desperdicio ? Conta pra gente.

HOTSPOT

FACEBOOK

bottom of page