top of page

ESPECIAL : Como Beyoncé conseguiu se tornar uma das maiores artistas dessa geração?


Hoje (4), Beyoncé completa 34 anos de vida e todos nós sabemos que ela é uma das artistas mais bem sucedidas dos últimos anos na indústria musical, ela tem respeito e adimiração de diversos meios de comunicação mundiais, além de outros diversos artistas tão grandes quanto ela. E por isso nós decidimos nos fazer uma pergunta, como Beyoncé chegou ao topo do mundo e se tornou uma das artistas mais bem sucedidas dos últimos anos? Como ela conseguiu firmar e consolidar sua carreira com em 12 anos solo e 8 em grupo? Nós vamos responder essas perguntas agora, decidimos dividir a resposta por partes e vocês vão entender por que o nome Beyoncé é tão amado pelo mundo.

DEDICAÇÃO

Como muitos sabem Beyoncé começou a carreira no grupo Destiny's Child, que antes se chamava Girl's Tyme, mas nós não queremos falar a história do grupo, queremos contar a história da Beyoncé, então vamos pular essa parte. Beyoncé Giselle Knowles começou a correr atrás de seu sonho com apenas 9 anos de idade, isso mesmo, 9 anos, me digam que criança de 9 anos hoje em dia se dedica tanto a correr atrás de seu sonho? Nenhuma praticamente, mas Beyoncé era diferente, ela sabia o que queria desde aquela idade, e não poupou esforços pra conseguir, a pequena começou a ensaiar com suas amigas de grupo tão pequena e pra isso ela teve que sacrificar muita coisa da sua infância - e logo depois de sua adoslecência também. De acordo com algumas pessoas dessa época de esforços da vida de Beyoncé, o pai dela - Mathew Knowles - fazia sua filha cantar e correr em uma esteira ao mesmo tempo para que ela tivesse fôlego para fazer o que faz hoje nos palcos, parece um pouco rigoroso demais, e realmente é, mas isso funcionou e Beyoncé hoje canta e dança ao mesmo tempo de forma surpreendente. Ela não mediu esforços pra que conseguisse chegar aonde está hoje, a vida de Beyoncé foi feita de sacrificios e muitos esforços, a carreira que ela tem hoje não foi entregue a ela de qualquer forma (como alguns haters costumam dizer), ela batalhou e batalhou muito pra chegar ao patamar que se encontra hoje, assim como muitos artistas ela recebeu muitos "nãos" durante sua jornada e teve que arranjar forças pra sempre continuar tentando, se hoje ela pensa muito em familia e em descanso, é por que ela abriu mão de tudo isso quando era nova, e agora ela pode aproveitar tudo que seu sonho de alguma forma a tirou no inicio da vida, se tem uma uma coisa que fez de Beyoncé a cantora e superstar que é hoje, podem ter certeza que foi a dedicação.

TALENTO

De que adiantaria tanto esforço se ela não tivesse talento? Isso a Beyoncé tem de sobra! Ainda com 9 anos, Queen B colecionava troféis por competições de canto, ainda tão pequena, Beyoncé já conseguia alcançar notas inacreditáveis pra sua idade. Apesar de muitos haters desinformados acharem que Beyoncé não compõe, sim ela compõe, sim ela produz, ela aprendeu tudo isso ainda nova, mesmo sem saber do que se tratava, como a própria já revelou em uma entrevista. Tirando do wikipédia temos que Beyoncé é cantora, dançarina, coreografa, compositora, produtora, arranjadora vocal, empresária, e tudo isso é apenas a verdade. Beyoncé canta e dança no palco como NINGUÉM faz, muitas de suas coreografias foram idealizadas pela própria ou pelo menos sempre tem o dedo dela em um ou outro passo. Já sobre a composição e produção nós temos "Dangerously in Love" como exemplo que foi composta e produzida por ela sozinha quando tinha apenas 17 anos. O que as pessoas precisam entender sobre composição é que ela não envolve apenas a letra, a harmonia e os arranjos também fazem parte de uma composição e Beyoncé é expert nisso, como muitos produtores já revelaram, ela própria já revelou que sua parte preferida na produção de um álbum são os arranjos onde ela pode brincar com a sua própria voz. Já a produção em si de uma música, geralmente algum produtor dá uma base para ela e daí ela desenvolve todo o resto junto a ele, e nós também sabemos que Beyoncé é sua própria empresária desde 2011. O fato é que a Beyoncé tem talento para muita coisa, ela está envolvida desde a produção de seus álbuns, até a produção de suas turnês e performances, tudo o que tiver o nome Beyoncé teve o dedo de Beyoncé e isso nenhum hater pode lutar contra! Nós não precisamos provar para hater nenhum o quanto Beyoncé é talentosa, basta pegar vídeo de pessoas que já trabalharam com ela falando o quanto ela é talentosa para tudo, como exemplo temos Ne-Yo, Lady Gaga, Justin Timberlake, Timbaland, Usher, The Dream, enfim a lista imensa, o que são os fatos nas falas desses artistas perto dos 'achismos' dos haters?

Após dedicação, o primeiro passo para o sucesso é o que? TALENTO ou podemos noemar apenas como BEYONCÉ.

VENDAS

Temos muitas provas de que talento e dedicação nem sempre te trazem uma carreira consolidada, hoje em dia temos artistas como Tori Kelly, Tinashe, Ciara e Ella Henderson que transbordam talento e não tem uma carreira como a da Beyoncé. Para que haja sucesso, o artista precisa de uma gravadora por trás apoiando e gravadoras se importam com o que? Isso mesmo, DINHEIRO! Enquanto o artista estiver rendendo dinheiro a eles, está ótimo, e graças a Deus, Beyoncé iniciou a sua carreira solo com um pontapé inicial maravilhoso comercialmente, a diva foi #1 por 9 semanas na Hot 100 com seu single solo de estreia ("Crazy in Love") que vendeu 5 milhões de cópias mundialmente, e seu álbum de estreia ("Dangerously in Love") vendeu 11 milhões de cópias mundialmente. Não vamos dizer que Beyoncé é uma das artistas que mais venderam dos últimos tempos, como Michael Jackson ou Madonna, mas ela tem uma carreira estável nas vendas, mundialmente Beyoncé tem cerca de 118 milhões de gravações vendidas na carreira, incluindo álbuns, singles, EPs, DVDs e etc. Dentre esses 118 milhões, 40 milhões são apenas dos álbuns, e qual artista de 1997 por exemplo vende o que Beyoncé vende hoje? Nenhum! O último álbum de Beyoncé vendeu 5 milhões de cópias mundialmente, foi #1 em mais de 100 países e ela já estava na indústria musical fazia quase 15 anos, ela conquistou seu público durante esses anos e agora ela não tem mais tanta preocupação com vendas como tinha no inicio da carreira. O público diversificado atual não procura tanto artistas como Beyoncé, que vem lá da década 90, eles costumam procurar artistas novos como Taylor Swift, Rihanna, Katy Perry, Lady Gaga, mas ainda assim Beyoncé é hoje tão comentada e procurada quanto todas essas artistas são, e ela - e Shakira - são as únicas de sua época que ainda despertam tanto interesse no público em geral.

Pode parecer estranho mas Beyoncé só tem 3 turnês mundiais, isso mesmo, apesar de tantos anos de carreira, ela só embarcou em uma série shows pelo mundo 3 vezes e todas as 3 vezes foram bem sucedidas, sempre com bilheteria bem vendida, a última inclusive (The Mrs. Carter Show) se tornou a quarta turnê feminina mais bem sucedida de todos os tempos com 229,7 milhões arrecadados. Além disso, no ano passado Beyoncé saiu em turnê com o marido - Jay Z - e conseguiu com isso a segunda turnê com maior arrecadação por show da história, com apenas 21 shows e todos esgotados, a turnê arrecadou 110 milhões de dólares, com cerca de 5 miilhões por show.

Além de álbuns, singles, turnês, Beyoncé também já se arriscou em várias áreas, ela tem uma linha de cosméticos - Beyoncé Parfums - que é uma das linhas mais bem sucedidas entre os artistas, ela também possue uma grife de roupas própria em conjunto com a mãe chamada House Of Déreon - em homengem a sua avó, tudo o que Beyoncé põe a mão vira ouro.

RISCOS E INOVAÇÃO

Beyoncé tem um diferencial de outros artistas, ela arrisca e se inova sempre que pode (assim como Lady Gaga) e o que seria de uma carreira sem riscos e inovação? Beyoncé já iniciou sua carreira tomando um risco, por sair de um grupo super bem sucedido e arriscar em uma carreira solo que poderia muito bem ter dado errado. Se formos analisar cada álbum da Beyoncé, não encontraremos nada que se pareça com o álbums anterior, e todos eles se encontram no mesmo gênero (R&B/Pop), não é fácil se manter em um mesmo gênero, se reinventando a cada álbum sem ter algo que vá soar com o álbum anterior, mas a Beyoncé conseguiu fazer isso com seus 5 álbuns de estúdio.

O marco de risco e inovação foi lançamento do "BEYONCÉ", a cantora lançou um álbum novo sem nenhuma dilvugação, de surpresa, sem nenhum aviso prévio mesmo, e ainda com um clipe para cada música do disco, e o resultado? Bem, o álbum ficou em número #1 no iTunes de mais de 100 países, vendeu 430 mi cópias em apenas 1 dia no EUA, 617 mil em apenas 3 dias no EUA e 869 mil mundialmente, entrou para o Guiness Book como o álbum mais vendido em menos tempo do iTunes (80 mil em 3 horas), e hoje mundialmente já vendeu 5 milhões. Ta bom pra vocês? Me digam qual artista faria algo assim e teria o mesmo resultado? Talvez Adele ou até mesmo Lady Gaga mas isso nós saberiamos se um dia elas fizessem o mesmo.

Beyoncé também já se arriscou no cinema, ela já atuou em alguns filmes, "Dreamgirls" de 2006 foi um dos mais bem sucedidos do ano em bilheteria e ainda rendeu para a cantora e atriz uma indicação ao Globo de Ouro como "Melhor Atriz", o mesmo aconteceu com o filme seguinte, de 2008 - "Cadillac Records".

HUMILDADE E FILANTROPIA

Beyoncé é conhecida no meio musical como uma das artistas mais humildes e verdadeiras, isso são palavras de artistas como Lady Gaga, Justin Timberlake, Rihanna, Kim Kardashian, Taylor Swift, Ne-Yo, Kelly Rowland, de acordo com essas pessoas, ela mostra tanta ferocidade no palco mas é uma mulher doce e calma na sua vida pessoal, trata as pessoas como se deve e nunca desfaz de ninguém, trata todos igualmente, tem como não se apaixonar por um ser humano desses?

Para quem pensa que Beyoncé é só carão no palco, não é não, ela também se importa com a vida do próximo, nós perdemos as contas de quantas campanhas ela já aderiu para ajudar ao próximo, temos o Beygood que está ativo desde a The Mrs. Carter Show e arrecada fundos, alimentos e roupas para os necessitados no Haiti - a própria já fez diversas doações. Nós também temos o Miss A Meal, que tem como objetivo arrecar fundos para os famintos e mendigos nas ruas do EUA, onde ela também sempre faz doações, e outra campanha memorável é o Chime For Change, a qual ela é co-criadora e tem como objetivo arrecadar fundos para ajudar a mulheres e meninas que sofrem ao redor do mundo, Beyoncé como uma boa feminista luta pelos direitos femininos e pela igualdade dos sexos politicamente, economicamente e socialmente.

PRÊMIOS

Beyoncé é uma das artistas vivas mais premiadas de todos os tempos, de que adianta tudo isso que citamos acima sem reconhecimento da sua obra? Ela é a artista feminina mais indicada da história do Grammy Awards, a premiação musical mais importante do mundo, além disso ela é a segunda artista feminina maior vencedora da premiação com 20 prêmios, entre eles temos a importante "Canção do Ano" por "Single Ladies" e "Melhor Performance Pop Solo" por "Halo". Beyoncé coleciona prêmios e indicações das maiores a menores premiações da música, cinema e até jornalismo, entre elas Billboard Music Awards, American Music Awards, BET Awards (ela é a maior vencedora), Globo de Ouro, MTV Video Music Awards (segunda maior vencedora), enfim além de tudo acima, Beyoncé conquistou o reconhecimento de todo o seu trabalho artistico.

Beyoncé possui títulos incomparavéis e invejaéis dados por diversos veículos musicais, ela e Whitney Houston são as únicas que possuem "Artista do Milênio" pela Bilboard, ela foi homenageada no American Music Awards 2007 com o prêmio de "Melhor Artista Internacional por Excelência", foi "Mulher do Ano" em 2009 pela Billboard, "Artista Feminina da Década" pela Billboard (está década), "Mulher mais Bonita do Mundo" pela revista People em 2012, "Cantora mais Poderosa do Mundo" pela Forbes em 2009 e 2015, "Pessoa mais Influente do Ano" pela TIME em 2014, "Cantora que mais ganhou dinheiro nos últimos 10 anos" pela Forbes, "Compositora do Ano" pela ASCAP em 2001, "Micheal Jackson Video Vanguard" pela sua contribuição ao mundo musical no MTV Video Music Awards em 2014, "Melhor Artista Contribuidora Á Arte" pelo World Music Awards em 2008, e esses são só alguns dos títulos que Beyoncé conquistou ao longo de sua carreira super bem sucedida.

DISCRIÇÃO

Pode não parecer mas em alguns casos a discrição é um ponto crucial para o sucesso, e para Beyoncé isso deu totalmente certo, ela é um tipo de artista que sabe separar a sua vida pessoal da sua vida profissional, apesar de as vezes ela misturar os dois, ela sabe que a vida pessoal dela não pode parecer mais interessante que o seu talento, como acontece com muitos artistas. As pessoas conhecem Beyoncé pelo seu talento, suas músicas, seus shows, e não por barracos e manchetes em portais de noticias, e isso é crucial. Daqui a 10 anos quando perguntarem quem é Beyoncé, as pessoas responderam é aquela de "Crazy in Love", aquela de "Singles Ladies", aquela que se apresentava de forma supreendente no palco, e nunca aquela que vivia na primeira página das revistas de fofoca, não podemos dizer o mesmo de alguns artistas atuais, sem ninguém em especifico. O que a gente sobre a vida pessoal da Beyoncé é que ela é feliz com o marido e com a filha, que ela respeita, ama e prioriza a sua familia, a gente precisa saber de mais? Não, nós não precisamos! Ela briga? Sim. Ela erra? Sim. Ela sente cíumes? Sim. Ela caga? Também, mas nada disso importa quando o talento dela se torna mais importante do que essas coisas que dizem respeito somente a ela e sua familia.

RESPEITO E ADMIRAÇÃO

Após conquistar e demonstrar tudo o que foi dito acima, Beyoncé conseguiu o que era necessário para se consolidar e se firmar como uma das carreiras mais bem sucedidadas dos últimos anos : RESPEITO E ADMIRAÇÃO. Desde o "I Am... Sasha Fierce" Beyoncé vem conquistando o respeito e admiração de muitas pessoas na indústria musical desde artistas super famosos como Madonna até os maiores e mais renomados meios de comunicação como a revista a TIME e a Billboard. Na verdade, o respeito, admiração e influência por Beyoncé se concretizaram após o estrondoso lançamento do "BEYONCÉ" em 2013, foi naquele dia em que Beyoncé consolidou a sua carreira e se tornou uma das artistas mais lendárias de todos os tempos, e hoje em dia temos artistas que olham para Beyoncé como uma verdadeira lenda vida, Katy Perry, Demi Lovato, Ed Sheeran, Rita Ora, Tinashe, e até mesmo a íncrivelmente talentosa e super bem sucedida Adele. Mas o que fez de Beyoncé uma artista renomada e contemplada foi o reconhecimento do seu talento por parte daqueles que a influenciaram, Michael Jackson, Janet Jackson, Madonna, Etta James, Tina Turner, Whitney Houston, e outros. Todos eles reconheceram (alguns antes de morrer) o quão talentosa aquela pequena menina de Houston era, e isso com certeza foi o pico de sua carreira para a própria.

INFLUÊNCIA

Com a carreira consolidada, Beyoncé hoje é uma das artistas mais influentes, senão a maior, para milhões de garotas no mundo, não só garotas mas meninos também. Ela também é influência para inúmeros artistas atuais, entre eles temos : Wanessa, Rita Ora, Rihanna, Lady Gaga, Ariana Grande, Jordin Sparks, Miley Cyrus, Shontelle, Jennette McCurdy, Jessie J, Nicki Minaj, Sam Smith, Adele, Amber Riley, Jennifer Hudson, Little Mix, Kelly Rowland, Willow Smith, Katy Perry, Anitta, Ludmilla, Kesha, Keyshia Cole e Alexandra Burke.

A diva tem uma lista de como influenciar de diferentes maneiras o mundo musical, o mais recente foi que graças ao lançamento do "BEYONCÉ", todos os álbuns e singles devem ser lançados no mundo todos no mesmo dia e sempre em uma sexta-feira. Mas o que o álbum tem a ver com isso? Bem, ele foi lançado em uma sexta-feira e no mundo todo no mesmo dia, isso fez com que a pirataria fosse menor, e com o sucesso do álbum sendo lançado desse jeito, as gravadoras aceitaram o acordo da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) e agora graças a estatégia de Beyoncé e sua equipe, todos os lançamentos de álbuns e singles devem ser feitos em uma sexta-feira e no mesmo momento no mundo todo.

Finalizando o texto, então nós temos hoje BEYONCÉ, uma artista que é talentosa, canta muito bem, dança muito bem, compõe SIM, produz SIM, atua, é sua própria empresária, bem sucedida comercialmente, bem sucedida com turnês, tem prêmios e títulos invejavéis, é discreta, dedicada, esforçada, perfeccionista, sempre dá tudo de si, é respeitada, admirada e influente para milhões de pessoas ao redor do mundo, e para diversos artistas no mundo musical, é por tudo isso que hoje fazendo 34 anos Beyoncé tem uma das carreiras musicais mais respeitadas e consiladas dos últimos tempos.

Resumindo, Beyoncé é Beyoncé hoje por que ninguem faz no palco o que ela faz, e depois de Madonna, Beyoncé é artista que tem TUDO, Beyoncé significa conjunto de tudo aquilo que é importante, Beyoncé significa sucesso, Beyoncé significa respeito, Beyoncé significa admiração, Beyoncé significa prestigio, Beyoncé significa poder, Beyoncé significa talento!


HOTSPOT

FACEBOOK

bottom of page